Bio
Caraminhola filmes
A Caraminhola Filmes, foi criada em 2006 no Rio de Janeiro, pelo roteirista e diretor Alan Minas e pela produtora Daniela Vitorino, para realizar obras pertinentes às questões contemporâneas dos direitos humanos que agregam conteúdo e apuro artístico.
Realizaram o longa 'A Família Dionti', coprodução com Inglaterra e Canal Brasil, suporte Latin American Fund/TribecaFI, prêmios de melhor filme público 48°Festival Cinema Brasília; melhor roteiro 10°Youngabout Bologna; melhor filme de público 7°Festin-Lisboa; melhor ator criança 16°San Diego e melhor filme 3°Mostra Cinema Gostoso/RN.
Realizaram o documentário 'A Morte Inventada–Alienação Parental', tornou-se referência audiovisual sobre o tema no Brasil e exterior, organizaram o livro 'A Morte Inventada–Ensaios e Vozes', editora Saraiva.
Realizaram premiados curtas, como 'A Língua das Coisas', Curta Criança MINC&TVBrasil. Lançaram o documentário “Você Não sabia de mim” sobre saúde mental, no Doclisboa 2021, Festival do Rio 2021, Ciranda Filmes Festival 2021 e Festival de Cinema Brasileiro de Paris 2022.
Estão preparando o longa de ficção “O Deserto de Luíza” em coprodução com a Riofilme, e apoio do laboratório de capacitação internacional Films From Rio 2016/2017.
E desenvolvem em co-produção nacional e internacional dois documentários.
Alan Minas
Nascido no Rio de Janeiro em 1969, é formado em cinema, pós-graduado em roteiro e mestre em Estudos Comparatistas pela FLUL-Lisboa.
Roteirista e diretor dos longa-metragem de ficção A Família Dionti, prêmio de melhor filme pelo Júri Popular no 48° Festival de Brasília, melhor filme na 3° Mostra de Cinema de Gostoso, melhor roteiro no 10° Youngabout International Film Festival Bologna, melhor filme pelo Júri Popular no 7° Festin em Lisboa, e melhor Ator Criança no 16° San Diego International Film Kids, e com o suporte do Latin America Fund 2015-Tribeca Film Institute; do documentário A Morte Inventada- Alienação Parental, que se tornou referência no tema no Brasil e exterior, e desdobrando na organização do livro A Morte Inventada – Ensaios e Vozes publicado pela Saraiva em 2014. Realizou os curtas: A Língua das Coisas (2010), do Curta Criança do Minc e TV Brasil; prêmios no FAM-2010, e melhor roteiro no Cine Fantasy–SP-2010, convidado no Festival do Rio – Mostra Geração; Homens ao mar (2006), estreou no Festival de Cinema Vina Del Mar; O Refém (2004), prêmio melhor filme no CineAmazônia; A Encomenda (2002), premiado no Festival de Curtas de São Paulo e de Teresina; e O Apito (2000). Escreveu o roteiro do premiado curta Nas Estrelas (2001).
Iluminou os shows de lançamento do disco Fria Claridade de Jussara Silveira no Teatro Rival no Rio de Janeiro e no Teatro Castro Alves em Salvador; e diversos espetáculos do Teatro Mínimo, como As Mil e Uma Noites, premiado como melhor iluminador no Festival de Guarulhos-SP-2000.
Em 2016 lançou os livros “Quando Ju Escapou pra Dentro” e “A Família Dionti” pela editora Berlendis & Vertecchia; em 2019 publicou o infantil "Gente que se Apaga" pela editora Metanóia; em 2021 publicou o romance "O Mundo nos Cabia" pela editora Kotter no Brasil e Portugal.
Daniela Vitorino
Daniela Vitorino nasceu em Brasília em 1976, se formou em cinema no Rio de Janeiro na Universidade Estácio de Sá em 2001; e fez pós-graduação em produção executiva para cinema e TV na ESPM-RJ em 2005. Sócia da Caraminhola Filmes produziu o longa A Família Dionti, coprodução com a Inglaterra e Canal Brasil, suporte do Tribeca TFI, prêmios de melhor filme de público no 48° Festival de Brasília, no 7° Festin Lisboa, e na 3° Mostra de Cinema de Gostoso, melhor roteiro no 10° Youngabout em Bolonha, e melhor ator criança no 16° San Diego Kids IFF. Produziu e distribuiu o longa documentário A Morte Inventada-Alienação Parental e o premiado curta A Língua das Coisas para o Curta Criança Minc/TVBrasil. Produziu e fez a Direção de arte de diversos curtas, como os premiados A Encomenda e O Refém de Alan Minas. Está preparando os longas de ficção O Deserto de Luíza, com suporte da Riofilme e Films from Rio, o infantil Quando Ju Escapou pra Dentro, e outros projetos em coproduções nacionais e internacionais.